quinta-feira, 30 de agosto de 2012

26ª Semana de Estudos Científicos do GR Barueri

Recentemente colaboramos com a XXVI Semana de Estudos Científicos do Grêmio Recreativo Barueri (GRB) através de curso na área de treinamento esportivo. Previamente já participávamos em parceria com o Departamento de Alta Performance (DTAP) em convite do Prof. MSc. Luciano Mateus e do Prof. MSC. César Cavinato Cal Abad.



O tema central foi direcionado ao módulo de tópicos avançados através da palestra intitulada: "Periodização para modalidades esportivas coletivas: planejamento, controle e monitoramento do treinamento". Ela versou sobre as concepções de planejamento do treinamento (clássica de Matveev x contemporânea de Verkhoshansky), enfatizando os modelos elaborados em blocos aplicados em modalidades coletivas de quadra (basquetebol, futebol de salão, handebol e voleibol) e as diversas formas de controle de cargas (externa e interna) e monitoramento de treino.
 
 
ULTRAFIT Consultoria Esportiva
Fazendo de sua saúde um esporte !
 
 


 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Menos tempo, mais resultado ?

Muitas dúvidas são geradas dentro de um programa de exercícios físicos, entre elas surgem algumas que acabam por se transformar em mitos. Realizar exercícios de baixa a moderada intensidade (<75% do VO2max) otimiza a oxidação de gorduras, ou seja, "queimo" mais calorias? Ou realizar exercícios mais vigorosos com intensidades mais elevadas (>75% do VO2max) e de duração mais curta, posso aumentar o gasto calórico e o condicionamento físico?
 
A seguir um quadro bastante esclarecedor a cerca dessas dúvidas rotineiras:

 
ULTRAFIT Consultoria Esportiva
Fazendo de sua saúde um esporte !
 
 

Teste Escalonado Máximo: o que é isso ?

A avaliação do desempenho máximo torna-se importante através do conhecimento de medidas fisiológicas e mecânicas relacionadas a tarefa executada (corrida, ciclismo, remo, p.ex.). O teste de esforço progressivo máximo (TEPM) ou teste de esforço graduado (TEG), são muito utilizados em laboratórios de avaliação da performance, sobretudo em atletas. Em atividades onde o fornecimento de energia é prioritariamente realizado pelo metabolismo oxidativo (aeróbio), a identificação do consumo máximo de oxigênio (VO2máx), da intensidade associada ao VO2max (IVO2max), os limiares de lactato sanguíneo (LiLac), o limiar anaeróbio (LAn) e suas respectivas intensidades, são variáveis preditoras do desempenho de longa duração.
 
A literatura apresenta diversos protocolos para realização de TEPM, entre eles, estão os protocolos em rampa (V-slope) e os protocolos escalonados. Nos primeiros não há pausas para aumentos da intensidade da tarefa (velocidade e ou inclinação da esteira p.ex.); já nos escalonados existem uma pausa a cada novo incremento da intensidade (para coleta de amostra sanguínea p.ex.). Entre eles podem variar a velocidade inicial, o tipo de incremento e a duração dos estágios.
 
Muito conhecido e utilizado, o protocolo de Heck et al. (1985) onde a velocidade inicial pode variar de 8,0 a 12,0 km/h com incrementos de 1,2km/h a cada estágio de 3 minutos de duração, dependendo do nível de condicionamento do sujeito avaliado. Este protocolo é indicado para identificação dos limiares de lactato de concentração fixa (2,0 e 3,5 mM/L) que podem indicar pontos de transição metabólica, ou seja, limiar aeróbio (AeT) e limiar anaeróbio (AnT) importantes na prescrição das cargas de treinamento e recuperação dos esforços.
 
 
ULTRAFIT Consultoria Esportiva
Fazendo de sua saúde um esporte!
 
 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Recursos ergogênicos e suplementação nutricional: desvendando alguns mitos e evitando confusões

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS

De acordo com o Ministério da Saúde (portaria nº 32, publicada no D.O. de 1998), suplementos são somente vitaminas e ou minerais isolados ou combinados entre si, desde que não ultrapassem 100% da IDR (ingestão diária recomendada), sendo os valores acima dessa dosagem classificados como medicamentos. Os suplementos vitamínicos e ou minerais, são definidos como alimentos que servem para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável, ou quando a alimentação seja insuficiente ou quando ela requer suplementação.


Produtos como albumina, aminoácidos, hipercalóricos, bebidas isotônicas e produtos à base de carboidratos como a maltodextrina, são considerados, de acordo com a portaria nº 222 publicada no D.O. de 1998, alimentos para praticantes de atividade física, uma categoria de produtos com finalidade específica. Pelas normas brasileiras estes produtos são divididos em 5 (cinco) categorias a seguir:

1) Repositores hidroeletrolíticos: são produtos de concentrações variadas de carboidratos e eletrólitos (cloreto e sódio), que podem ter a adição de vitaminas e ou minerais, com o objetivo de repor o líquido e sais minerais perdidos através da transpiração durante a prática de exercícios. São exemplos o Gatorade, Powerade e outros.

2) Repositores energéticos: são produtos que apresentam no mínimo 90% de carboidratos em sua composição, podendo ser acrescidos de vitaminas e minerais, cuja finalidade é de manter os níveis adequados de energia aos praticantes e ou atletas. São vendidos em barras, pó solúvel ou mesmo em gel em sachês.

3) Alimentos protéicos: são produtos com predominância de proteínas (superior a 50% do valor calórico), sendo que existe a obrigatoriedade de que, pelo menos 65% da proteína seja de alto valor biológico, ou seja, proteína completa (origem animal). Estes produtos podem conter carboidratos e gordura, desde que o somatório energético de ambos não ultrapasse a de proteínas. Alguns exemplos são o Whey Protein e o Iso Whey Protein.
 
4) Alimentos compensadores: são produtos que devem conter concentração variada de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), visando à adequação destes nutrientes na dieta de praticantes de exercício físico.
 
5) Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA): são produtos formulados a partir de concentrações variadas de aminoácidos de cadeia ramificada (valina, leucina e isoleucina) isolados ou combinados que devem constituir 70% dos nutrientes energéticos da formulação. Têm como objetivo de fornecimento energético e ou remodelação tecidual, sobretudo o muscular, em indivíduos que se exercitam. Podemos citar neste grupo o BCAA 1500, BCAA 2000 e o BCAA.


RECURSOS ERGOGÊNICOS
 
Tratam-se de substâncias lícitas utilizadas com a finalidade de aumento do desempenho (performance). A palavra tem origem grega, ou seja, ERGON que significa trabalho, e GENNAN com sinônimo de produzir. Também são classificados em 5 diferentes categorias, a seguir:
 
1) Nutricional;
2) Farmacológica;
3) Fisiológica;
4) Psicológica;
5) Biomecânica.
 
 
 
São exemplos de regursos ergogênicos lícitos: a creatina, o HMB (beta- hidroximetilbutirato), a glutamina, o CLA (ácido linoléico conjugado), a L-carnitina e a cafeína.
 
Mas cuidado, pois não existe a fórmula perfeita e muito menos mágica ou milagrosa, existe sim a recomendação de uma equilibrada combinação entre alimentação, exercício físico e descanso. E ela pode e deve ser orientada por pessoas habilitados e legalmente registrados em seus conselhos profissionais, ou seja, professores de Educação Física responsável pela elaboração, planejamento, execução e controle de programas de exercícios físicos e o Nutricionista responsável pela intervenção, manipulação, elaboração e acompanhamento das dietas alimentares.
 
Bom treino, ótima alimentação e merecido descanso a todos (as) !
 
ULTRAFIT Consultoria Esportiva
Fazendo de sua saúde um esporte !