A avaliação do desempenho máximo torna-se importante através do conhecimento de medidas fisiológicas e mecânicas relacionadas a tarefa executada (corrida, ciclismo, remo, p.ex.). O teste de esforço progressivo máximo (TEPM) ou teste de esforço graduado (TEG), são muito utilizados em laboratórios de avaliação da performance, sobretudo em atletas. Em atividades onde o fornecimento de energia é prioritariamente realizado pelo metabolismo oxidativo (aeróbio), a identificação do consumo máximo de oxigênio (VO2máx), da intensidade associada ao VO2max (IVO2max), os limiares de lactato sanguíneo (LiLac), o limiar anaeróbio (LAn) e suas respectivas intensidades, são variáveis preditoras do desempenho de longa duração.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisfaH2KaEpX_40Q5lxavLw9g0GYOQ5F0NJKi2YyyA2c2MMplb8mKO5CRhqastvpuP4_tA-cBdJYgZu7Jbn6jgQVDEHQvzNbWljS2vZbQSTbR1MELQKhpb4r16s52ag-2UnjQeAjyz6Lj8F/s320/equipo-portatil-para-pruebas-de-esfuerzo-cardiorespiratorio-68117-105427%5B1%5D.jpg)
Muito conhecido e utilizado, o protocolo de Heck et al. (1985) onde a velocidade inicial pode variar de 8,0 a 12,0 km/h com incrementos de 1,2km/h a cada estágio de 3 minutos de duração, dependendo do nível de condicionamento do sujeito avaliado. Este protocolo é indicado para identificação dos limiares de lactato de concentração fixa (2,0 e 3,5 mM/L) que podem indicar pontos de transição metabólica, ou seja, limiar aeróbio (AeT) e limiar anaeróbio (AnT) importantes na prescrição das cargas de treinamento e recuperação dos esforços.
ULTRAFIT Consultoria Esportiva
Fazendo de sua saúde um esporte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário