quinta-feira, 14 de abril de 2011

SISTEMA IMUNOLÓGICO e EXERCÍCIO FÍSICO


Nosso organismo pode ser comparado à uma máquina perfeita, e que se ajusta constantemente em função dos diversos estímulos e impactos do cotidiano. Sejam estes de ordem física e ou psicológica, a máquina sempre busca ajustes para manter um estado de equilíbrio dinâmico. O exercício físico é um desses estímulos que desafiam o organismo humano, por sua vez, pode promover alterações importantes nos diversos sistemas fisiológicos do nosso corpo. Podemos citar, entre outras alterações, a estimulação do sistema imunológico por meio do treinamento de intensidade e volume moderado, que estimula a produção de citosinas, imunoglobulinas e hormônio do crescimento (GH), além de promover eficiência dos leucócitos (células brancas de defesa contra agentes invasores como vírus e bactérias). Nos próximos posts veremos outros impactos positivos do exercício físico no organismo humano.

Observe a figura 1, ela é representativa sob a forma de uma curva em formato de "J", ou seja, a relação entre volume e intensidade de exercício e o risco de contrair IVAS (infecções das vias aéreas superiores), ou seja, resfriados, gripes e faringite (NIEMAN, 1999).


Alguns trabalhos evidenciaram a relação de alto volume de treinamento (provas de longa duração como a maratona e o triatlo) e aparecimento de gripes e quadros de queda da eficiência do sistema imunológico (imunosupressão) logo após o final da prova competitiva (MACKINNON et al., 2004). Outros trabalhos demonstraram a estratégia de suplementação de GLUTAMINA (importante aminoácido e fonte energética do metabolismo dos LEUCÓCITOS). O exercício de intensidade moderada aliada a suplementação e ou ingestão de proteínas, podem colaborar para a síntese de GLUTAMINA nos músculos esqueléticos e fígado (CURI, 2000). Por sua vez, essa prática pode aumentar a eficiência do sistema imunológico e através de uma adequada elaboração do treinamento, colaborar com o quadro de pacientes portadores de LEUCEMIA (FLECK et al., 2010).

Até breve. MS Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário