quarta-feira, 10 de abril de 2013

Alongamento: fazer ou não antes dos treinos?

Alongamento é uma das formas de treino para aumentar a elasticidade dos músculos esqueléticos, como também dos ligamentos e tendões, ou seja, podem colaborar para melhorar a flexibilidade e amplitude articular (ACSM, 2000). 


 
Porém, muitos estudos já evidenciaram alguns efeitos dessa prática realizada imediatamente antes de atividades esportivas e ou treino de força muscular, seja em praticantes regulares, recreacionais ou atletas. 

A maioria dos achados encontrados nestes trabalhos evidencia uma diminuição no desempenho motor subseqüente, pela queda da força e potência dos músculos alongados, ou seja, diminuição da capacidade de movimentos explosivos e de levantamento de pesos (VIEIRA et al, 2013). 


 
Muitos autores preconizam a realização de movimentos semelhantes aos que serão praticados na sessão de treino como forma de ativar a musculatura que será utilizada, seja através de movimentos balísticos (sem carga) e ou movimentos preparatórios (carga leve em máquinas ou com pesos livres). 

Também recomendam a prática de alongamento ou outros métodos de treino de flexibilidade (flexibilidade dinâmica, facilitação neuromuscular proprioceptiva ou FNP), em sessões exclusivas para tal objetivo ou praticá-las algumas horas após a sessão de treino, desde que a mesma não tenha sido realizada em alta intensidade ou grande volume. 




Leitura recomendada:

Vieira WHB, Nogueira JFS, Souza JC, Prestes J. O alongamento e o aquecimento interferem na resposta neuromuscular? Uma revisão da literatura. Rev. Bras. Ciência e Movimento 21 (1):         158-165, 2013.



Matéria recomendada:

Revista Veja. abril de 2013


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário